FOMENTO

Navio oceanográfico da FURG, Atlântico Sul, recebe laboratório flutuante

Clean Lab conta com um sistema interno de filtração de partículas de ar

No dia 5 de novembro, o navio oceanográfico Atlântico Sul teve um de seus containers transformados em um laboratório limpo denominado Clean Lab, um espaço flutuante equipado com um sistema interno de filtração de partículas do ar, que atende às recomendações do projeto internacional “Geotraces”. O laboratório foi idealizado pela professora Mônica Wallner-Kersanach, do Laboratório de Hidroquímica da FURG e pelo professor Leonardo Contreira, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Notícias Relacionadas
A reforma do container do laboratório flutuante é fruto de recursos vindos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) em razão de pesquisas realizadas no âmbito do Projeto INCT Mar COI, pelo próprio navio Atlântico Sul.

Infraestrutura

O Clean Lab apresenta uma alternativa segura e sem contaminação para o manuseio das amostras de água coletadas, atendendo aos mais rígidos padrões internacionais. Além de seu potencial técnico, o container também é versátil, podendo ser transportado e utilizado em qualquer navio oceanográfico.

O container limpo embarcado no Atlântico Sul deve, ainda, ser utilizado pelas discentes de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Oceanologia (PPGO), Maria Alice da Silva Witt e Ananda Quiles Bueno, que serão responsáveis pelas amostras relativas à oceanografia.

Recentemente, a FURG aprovou um projeto da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), idealizado pela professora Mônica, sob a coordenação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi, no valor de R$ 1.400.000,00. O aporte tem o objetivo de complementar a infraestrutura do Clean Lab, promovendo a reforma de uma sala limpa no Laboratório de Hidroquímica, de cunho multiusuário; a sala prevê um sistema de filtração de ar e equipamentos próprios para este tipo de ambiente.

Toda melhoria realizada no conjunto de infraestrutura do complexo de pesquisa promoverá o desenvolvimento e fortalecimento dos estudos e da formação de recursos humanos nas áreas de biogeoquímica e poluição ambiental por metais-traço.

Confira imagens do interior do laboratório flutuante neste link.

 

*Estagiária sob supervisão do jornalista Hiago Reisdoerfer.