30º CIC

Propesp divulga Prêmio Destaque em Iniciação Científica e Tecnológica da 20ª MPU

Bolsistas poderão participar de premiação do CNPQ

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) divulga a lista dos participantes do 30º Congresso de Iniciação Científica (CIC) ganhadores do Prêmio Destaque CIC-FURG 2021. O evento, realizado durante a 20ª Mostra de Produção Universitária (MPU) da FURG, deu a oportunidade para que acadêmicos da universidade e de outras instituições pudessem divulgar os resultados de suas pesquisas.

Notícias Relacionadas
Foram inscritos 658 trabalhos das mais distintas áreas do conhecimento, apresentados em formato virtual com resumo, seguido de vídeo gravado antecipadamente e de discussão síncrona durante o evento ocorrido no final de novembro. A lista dos estudantes de graduação que ganharam o Prêmio Destaque CIC-FURG 2021, nas diferentes sessões vinculadas à área de conhecimento, está disponível no arquivo abaixo.

Para o diretor de Pesquisa, Leandro Bugoni, o CIC continua sendo o maior evento dentre os seis que compõem a MPU, mesmo apresentando uma redução, em comparação com o ano anterior, de 20%. O diretor considera ainda um número que demonstra a resiliência da pesquisa. Sobre o perfil das pesquisas apresentadas, Bugoni diz que percebeu uma mudança no escopo dos trabalhos e nas abordagens. “Tem muita coisa falando de revisão de dados e reanálise, com resultados muito interessantes e com novas descobertas, mesmo sem os dados de laboratório e as saídas de campo. Também foram apresentados trabalhos voltados para área do digital, outros mais teóricos e conceituais, muitos voltados para a pandemia em suas mais diversas funções e também uma abordagem do ensino virtual, que é uma mudança grande”.

De acordo com o diretor, o CIC de um modo geral foi um evento forte e que demonstra uma reinvenção dos estudantes e seus orientadores na construção do conhecimento. “Isso mostra a capacidade que a universidade tem de manter sua produção de maneira sólida e consistente. E isso também é possível notar em outras frentes, como com os estudantes da pós-graduação, a produção científica da FURG inclusive tem mantido um aumento apesar da pandemia, de toda a dificuldade de circulação e acesso a laboratórios. A ciência produzida pela instituição continua crescendo. Então os trabalhos em iniciação científica e tecnológica são um reflexo disso também, a força que a universidade tem de se manter produtiva e contribuindo com a sociedade mesmo nos períodos mais adversos como os que temos passado desde do início de 2020”, enfatiza Leandro.

Os estudantes que receberam o Prêmio e que foram bolsistas do CNPQ ao longo do último ano poderão participar do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica da agência de fomento, lançado anualmente pelo CNPQ. A Propesp irá oportunamente efetuar contato com os bolsistas e seus orientadores.

Lista Destaques CIC FURG 2021