PROPESP

Taxa de aprovação de projetos da FURG no Edital Universal do CNPq é a mais alta entre as universidades federais

Dos 392 docentes que atuam em PPG, 23% são bolsistas de produtividade

A FURG aprovou 33 dos 72 projetos submetidos ao Edital Universal de 2023 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o que representa uma taxa de aprovação de 46%. Esta taxa é a mais alta entre as universidades federais que submeteram ao menos 10 propostas, e a segunda entre todas as universidades do país que submeteram ao menos 30 projetos (conforme apresentado nos gráficos disponíveis ao fim do texto).

Notícias Relacionadas

Este sucesso, que não vem isolado de outras conquistas, poder ser parcialmente explicado por algumas políticas voltadas à qualificação da pesquisa e da pós-graduação da FURG. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da FURG, Prof. Eduardo Resende Secchi, destaca entre essas ações “a melhoria dos procedimentos de distribuição de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (IC/IT), que passaram a beneficiar pesquisadores e pesquisadoras de forma mais abrangente, fortalecendo grupos emergentes.” Além disso, “a Propesp, através do Comitê Carlos Chagas – formado por pesquisadores/as com histórico de captação de recursos -, vem oferecendo apoio para a elaboração e revisão de projetos antes da submissão. Este Comitê é equivalente ao Comitê Sucupira, composto por docentes com bastante experiência em Pós-graduação, que revisa os relatórios anuais dos PPGs antes de serem homologados pela Propesp para submissão à Capes”, complementa o pró-reitor.

Outros destaques, no ano de 2023, incluem o aumento do número de bolsistas produtividade PQ/DT do CNPq. Sete novas bolsas foram conquistadas, dentre as quais 3 que solicitaram revisão da proposta ao Comitê Carlos Chagas. A FURG deverá ter em 2024 89 pesquisadores com bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Desenvolvimento Tecnológico (DT) vigentes. Assim, dos 392 docentes que atuam em PPG, 23% são bolsistas de produtividade.

Outros destaques, no ano de 2023, incluem a aprovação do Edital “Centros Nacionais Multiusuários”, da Finep, no qual a FURG foi uma das 7 instituições aprovadas dentre as 111 que submeteram propostas. Neste ano a FURG iniciou a execução do edital Salas Limpas e dos dois sub-projetos aprovados no edital Proinfra de 2021, ambos da Finep. Estes projetos somam quase R$ 20 milhões em equipamentos e infraestrutura de pesquisa.

“Com estas políticas e ações de apoio e democratização dos recursos para a pesquisa, esperamos que nos próximos anos continuemos tendo bons resultados nos editais de pesquisa e de pós-graduação”, conclui o pró-reitor Eduardo.

 

Galeria

Taxa de aprovação da FURG é a mais alta entre todas as universidades federais que submeteram ao menos 10 propostas

Divulgação