EVENTO

2º Seminário Regional sobre Desenvolvimento e Agricultura Familiar inicia nesta quarta, 4, em São Lourenço do Sul

Programação conta com painéis de discussão, apresentação de trabalhos acadêmicos e integração com escolas da rede pública municipal

Inicia nesta quarta-feira, 4, o 2º Seminário Regional sobre Desenvolvimento e Agricultura Familiar (SERDAF), promovido pela FURG São Lourenço do Sul. O evento será sediado na Associação Atlética Banco do Brasil do município e se estende até sexta-feira, 6.

Notícias Relacionadas
Vice-diretora do campus lourenciano e proponente do seminário, Carmem Porto considera que a iniciativa possibilitará um diálogo frutífero entre representações governamentais, academia e sociedade civil organizada, destacando a importância da parceria estabelecida com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para seu financiamento.

Carmem também convida toda a comunidade acadêmica e não-acadêmica a prestigiar o 2º SERDAF, reforçando que constam na sua programação presenças como do superintendente estadual do MDA, Milton Luiz Bernardes Ferreira; do superintendente estadual do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Cleber Dias de Souza, e do coordenador geral de apoio à Agroindústria e Estruturação da Produção Familiar do MDA, Fabiano Oswald.

Segundo a equipe organizadora, a programação foi pensada com o objetivo de promover reflexões e debates sobre a agricultura familiar e o seu lugar no desenvolvimento rural, a partir da perspectiva de distintos atores.

O 2º SERDAF contará com painéis de discussão, espaço para apresentação de trabalhos acadêmicos e integração com escolas da rede pública municipal. Estão previstas abordagens sobre questões que perpassam as políticas públicas, o cooperativismo, a agroecologia, a agricultura quilombola, a educação, a pesca e o turismo, em suas diferentes particularidades.

As inscrições para ouvintes são gratuitas e ainda podem ser realizadas até o dia 4, pelo Sistema de Inscrições da FURG (SINSC).

Programação

4 de outubro

Manhã
9h30 - 12h: Credenciamento

Tarde
13h30 - 14h: Mística de abertura

14h - 15h
Abertura: Milton Luiz Bernardes Ferreira (superintendente estadual do MDA), Iasmin Roloff Rutz (vereadora de Canguçu e representante da agricultura familiar), Roni Carlos Bonow (representante do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA), Luis Weber (representante do Sindicato dos Trabalhadores Na Agricultura Familiar - Sintraf-Sul e Câmara de Vereadores de São Lourenço do Sul), Luis Fernando Wolff (representante da Embrapa Clima Temperado), representante da direção do Campus da FURG São Lourenço do Sul e Daniel Porciúncula Prado (Pró-reitor de Extensão da FURG).

15h - 16h30
Mesa 1: Desenvolvimento e políticas públicas: momento atual e futuro
Mediação de Germano Ehlert Pollnow (FURG - Campus de São Lourenço do Sul), com Flávio Sacco dos Anjos (Universidade Federal de Pelotas - UFPel), Fabiano Oswald (coordenador Geral de Apoio à Agroindústria e Estruturação da Produção Familiar - MDA), Cleonice Back (agricultora familiar, representante da direção estadual da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul - Fetraf, suplente do Senador Paulo Paim).

17h - 18h30
Mesa 2: Agricultura Familiar, Agroecologia e Agriculturas de base ecológica
Mediação de Éder Fonseca (agroecólogo e assessor parlamentar), com José Cleber Dias de Souza (superintendente estadual do MAPA), Potira Preiss (Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS), Fernando Aristimunho (representante do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa), Feira Akotirene (Agricultura Quilombola da região) e ArpaSul (Agricultura agroecológica da região).

Noite
19h - 22h
Mesa 3 (trabalhos científicos): Comunicações orais e pôsteres.

5 de outubro

Manhã
9h - 12h
Painel: Rede Pública Municipal: boas práticas das escolas como espaço de desenvolvimento coletivo.

Tarde
13h30 - 15h30
Mesa 1: Cooperativismo em diferentes contextos
Mediação de Ellemar Wojahn (COOPAR/Pomerano), com Roberta Coimbra (Direção Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST), Cassiane da Costa (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Campus Avançado de Santana do Livramento), Anderson Rotuno (Emater/RS - Unidade de Cooperativismo de Pelotas), Zé Nunes (Deputado Estadual/RS).

16h - 17h30
Mesa 2: Multifuncionalidade e Turismo Rural
Mediação de Darwin Aranda Chuquillanque (Agroecólogo, Doutorando PGDR/UFRGS), com Família Aquino Ferreira (Agricultores familiares agroecologistas de Canguçu), Guinter Beskow (Centro de Educação Ambiental da Mata Atlântica - Ceama/SLS) e Rodrigo Seefeldt (tecnólogo em Desenvolvimento Rural, representante da Associação Caminho Pomerano).

Noite
18h30 - 21h30
Mesa 3 (trabalhos científicos): Comunicações orais e pôsteres.

6 de outubro

Manhã
9h - 12h
Painel: Rede Pública Municipal: boas práticas das escolas como espaço de desenvolvimento coletivo.

Tarde
13h30 - 15h
Mesa 1: Educação: contextos e perspectivas
Mediação de Juliana Soares (CAPA), com Jane Felipe de Souza (Programa de Pós-Graduação em Educação UFRGS), Reginete Bispo (deputada federal) e Escola Família Agrícola da Região Sul - Efasul.

15h30 - 17h
Mesa 2: Alimentação e segurança alimentar
Mediação de Roni Carlos Bonow (CAPA), com Valdo Cavallet (Universidade Federal do Paraná - UFPR Campus Litoral), Elvino Bohn Gass (deputado federal e vice-líder do Governo na Câmara), Juliano de Sá (Presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul - Consea-RS) e Wanda Griep Hirai (Universidade Federal de Alagoas - UFAL).

Encerramento do evento: 17h- 18h