PARCERIA

9ª Feira do Conhecimento de São Lourenço do Sul integra programação do 2º Seminário Regional sobre Desenvolvimento e Agricultura Familiar

Estudantes e professores da rede de educação básica divulgarão pesquisas e práticas que compõem o cotidiano de suas escolas

A 9ª Feira Municipal do Conhecimento fará parte da programação 2º Seminário Regional sobre Desenvolvimento e Agricultura Familiar (SERDAF) da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), que acontece de 4 a 6 de outubro, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil do município.

Notícias Relacionadas
Esta será a terceira vez em que a Prefeitura Municipal e a FURG-SLS unem esforços para promover a Feira. No entanto, é a primeira vez que essa atividade será realizada junto ao 2º SERDAF. A integração acontecerá através do painel intitulado "Boas práticas das escolas como espaços de desenvolvimento coletivo", que ocorrerá nas manhãs dos dias 5 e 6 de outubro.

A Feira do Conhecimento incentiva alunos e professores da rede de educação básica a compartilhar pesquisas e práticas que fazem parte do dia a dia de suas respectivas instituições. Doze escolas de São Lourenço do Sul estarão presentes no evento, apresentando iniciativas com ênfase em ações relacionadas à temática socioambiental.

Camile Teixeira Corvello, coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de São Lourenço do Sul, comenta que a integração entre as escolas de educação básica e a universidade é fundamental, uma vez que a FURG oferta cursos de licenciatura no município - sendo Letras e Educação do Campo em modelo presencial e Pedagogia à distância - que preparam professores para atuarem na rede de ensino lourenciana.

“Nós temos acadêmicos da FURG que estão atuando no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e na residência pedagógica em algumas escolas da rede municipal. Dessa forma a gente consegue articular e trabalhar de forma conjunta, de forma cooperativa para esses projetos”, afirma a coordenadora.

Segundo Camile, a ideia é que a Feira do Conhecimento não se limite ao espaço do seminário, mas se estenda ao longo do mês de outubro. Será possível visitar as escolas e conhecer de perto os projetos que estão sendo desenvolvidos por cada uma delas.

As edições anteriores do evento culminaram em publicações, organizadas pela equipe da FURG. Um desses trabalhos é o livro digital intitulado "(Re)contextualizações na escola: Ciência na e pela vida", que foi lançado em dezembro de 2022 e está disponível para download gratuito neste link.


2º SERDAF

Além da 9ª Feira do Conhecimento, 2º SERDAF contará com painéis de discussão e espaço para apresentação de trabalhos acadêmicos. Estão previstas abordagens sobre questões que perpassam as políticas públicas, o cooperativismo, a agroecologia, a agricultura quilombola, a educação, a pesca e o turismo, em suas diferentes particularidades.

As inscrições já estão abertas pelo Sistema de Inscrições da FURG. Quem deseja submeter seu trabalho deve realizar a inscrição até dia 6 de setembro, já quem pretende participar do evento como ouvinte, pode se inscrever até 4 de outubro. As normas para confecção e submissão dos resumos e relatos de experiência estão disponíveis no mesmo site.

A programação do evento foi pensada com o objetivo de promover reflexões e debates sobre a agricultura familiar e o seu lugar no desenvolvimento rural, a partir da perspectiva de distintos atores, confira aqui.