MULTICAMPIA

Campus São Lourenço do Sul recebe visita da Reitoria da FURG

Administração superior da universidade buscou se aproximar e entender as demandas de estudantes e servidores da FURG-SLS

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM

O campus São Lourenço do Sul recebeu a administração superior da FURG na última segunda-feira, 19, como parte da atividade "Reitoria Itinerante". Durante a visita, foram realizadas reuniões com estudantes e servidores, para que a gestão da universidade pudesse ouvir e compreender as demandas locais, além de apresentar as novas ações previstas pela universidade a curto, médio e longo prazo. No final da tarde, um sarau junino organizado pela Diretoria de Arte e Cultura (DAC) promoveu a integração entre os presentes.

Notícias Relacionadas
Compuseram a comitiva o reitor, Danilo Giroldo; o vice-reitor, Renato Duro; e os pró-reitores Daiane Teixeira Gautério (Assuntos Estudantis), Daniel Porciúncula Prado, (Extensão e Cultura), Lúcia de Fátima Socoowski Anello (Gestão e Desenvolvimento de Pessoas), Sibele da Rocha Martins (Graduação), Rafael Gonzales Rocha (Infraestrutura), Diego D’ávila da Rosa (Planejamento e Administração) e Eduardo Resende Secchi (Pesquisa e Pós-Graduação).

Também estiveram presentes os representantes do Gabinete do Reitor, Jacira Prado (Chefe de Gabinete) e Mozart Tavares Martins e Letícia Chaplin (assessores); o Secretário de Comunicação, Law Tissot; a Coordenadora de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades, Simone Grohs Freire, e os diretores César Serra Bonifácio Costa (Instituto de Oceanografia), Adriana Elisa Ladeira Pereira (Instituto de Matemática, Estatística e Física), Elaine Nogueira (Instituto de Letras e Artes), Cézar Augusto Burkert Bastos (Escola de Engenharia) e Fábio Madeira Peres (Centro de Gestão da Tecnologia da Informação).

Na oportunidade, o reitor apresentou a situação financeira da instituição, destacando que a realidade orçamentária ainda é muito difícil, mesmo com a complementação anunciada pelo Governo Federal às universidades. “A ideia é que a gente possa encontrar juntos alternativas para as dificuldades, não a supressão, nem a relativização de nenhuma dessas questões. Nós estamos plenamente cientes das dificuldades existentes nos campi”, frisou.

Apesar do cenário financeiro adverso ainda presente, Danilo afirmou que a criação de uma nova sede para o campus São Lourenço do Sul é uma prioridade, considerando que é o único campus da FURG que ainda não possui prédios próprios. As obras estão em andamento, e está previsto que o primeiro pavilhão do novo espaço seja concluído ainda em 2023, assim como o processo de licitação para o acesso ao local.

Nas reuniões, as demandas trazidas pelos docentes incluíram questões relacionadas ao transporte, fortalecimento da multicampia, estratégias para combate da evasão e necessidade de investimentos em laboratórios e materiais pedagógicos. Já os estudantes solicitaram atenção da gestão aos auxílios estudantis, principalmente em relação à alimentação, bem como melhorias na infraestrutura da Casa do Estudante Universitário e nos espaços de ensino e convivência da universidade.

A ação “Reitoria Itinerante” também foi realizada nos campi de Santo Antônio da Patrulha e Santa Vitória do Palmar nos dias 20 e 22 de junho, respectivamente.

 

 

Galeria

Administração superior da universidade buscou se aproximar e entender as demandas de estudantes e servidores da FURG-SLS

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM