INTEGRAÇÃO

Campus São Lourenço do Sul recebeu mais de 250 estudantes no SEJA FURG 2023

Comunidade conheceu cursos, projetos e estrutura física da universidade durante o evento

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM

Nos dias 6 e 7 de novembro, servidores e estudantes da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) abriram suas portas à comunidade em mais uma edição do SEJA FURG. Ao todo, foram recebidos mais de 250 alunos, oriundos de cinco escolas públicas e de um projeto social do município.

Notícias Relacionadas
Idealizado pela Comissão Permanente do Processo Seletivo (Coperse), o evento é realizado anualmente, com o intuito de divulgar cursos de graduação disponíveis em São Lourenço do Sul (Bacharelado em Agroecologia, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Tecnólogo em Gestão de Cooperativas e Tecnólogo em Gestão Ambiental), a estrutura física do campus e o trabalho desenvolvido pela universidade para futuros ingressantes do ensino superior.

Para a docente Graziela Rinaldi da Rosa, vinculada ao Instituto de Educação (IE), a realização da iniciativa é fundamental. “O SEJA FURG é um momento único, porque os jovens, estudantes da educação básica, especialmente de ensino médio, têm a oportunidade de ver como funciona uma universidade pública federal, conhecer os cursos que são ofertados no campus de São Lourenço do Sul e alguns dos projetos”.

Ela comenta que o SEJA FURG amplia o acesso de informações importantes para quem pretende concorrer a uma vaga. “É um espaço para tirar dúvidas e mostrar como ocorrem os processos seletivos, além dos tipos de ações realizadas para acesso e permanência dos graduandos; envolvendo estudantes, técnicos, professores e funcionários em busca do fortalecimento da universidade pública e de políticas públicas também”.

Aluna do 3º ano do Instituto Estadual de Educação (IEE) Dr. Walter Thofehrn, Iasmin Rockembach visitou o campus lourenciano na segunda-feira, 6, e diz que gostou muito da experiência. Ao contrário da maioria de seus colegas, que ainda não conheciam o espaço, Iasmin já esteve na universidade em outras ocasiões e realizará o Processo Seletivo para o curso de Educação do Campo, que tem prova prevista para acontecer no dia 19 de novembro.

Sua inscrição foi motivada pelo desejo de se tornar professora, e incentivada pelas irmãs Monique e Manuela, que já são alunas da FURG e cursam atualmente o último semestre de Educação do Campo.

Monique conta que ela e Manuela gostam muito da universidade, e que a mãe do trio sempre disse para todas as filhas estudarem. "Então nós sempre conversamos com a Iasmin sobre o quanto é bom. O quanto tu aprendes não só como professora, mas também nos outros campos. A gente começa a ver as coisas de um jeito diferente", afirma.

A turma de Iasmin foi acompanhada no SEJA FURG pela docente de Língua Portuguesa e Literatura no IEE Dr. Walter Thofehrn, Carla Lubke. Para a professora, o evento é necessário para valorizar e integrar a comunidade junto à universidade. “É muito bonito isso, porque a FURG se integra à comunidade. Eles são alunos que provavelmente, se não viessem aqui, não conheceriam os cursos, não saberiam detalhes, não se sentiriam acolhidos. E quando eles vêm aqui, eles se sentem parte do processo de seleção. Eles não são só aqueles alunos que vão vir pra cá, eles fazem parte dessa estrutura. A beleza do estudar é essa, é a gente se sentir uma parte disso”, avalia.

 

 

Galeria

Irmãs Manuela, Iasmin e Monique presentes no SEJA FURG 2023

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM