NATUREZA

PET Gestão Ambiental inaugura Clube de Observadores de Aves em São Lourenço do Sul

Ao preservar o meio ambiente e sensibilizar a população para questões ambientais, iniciativa busca fortalecer ecoturismo no município

Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 13, foi inaugurado o Clube de Observadores de Aves (COA) de São Lourenço do Sul. A iniciativa é aberta à comunidade em geral e surge a partir da motivação de docentes e estudantes de Gestão Ambiental da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), em iniciativa capitaneada pelo Programa de Educação Tutorial do curso.

Notícias Relacionadas
No dia, um grupo de doze pessoas realizou uma caminhada - denominada “passarinhada” - às margens da Lagoa dos Patos, indo do Recanto da Ilha à Barrinha, para registrar as espécies de aves em seus habitats naturais, como praia, juncos, restinga e água doce. Foram identificadas 60 diferentes espécies de aves durante três horas de percurso.

À tarde, os presentes se reuniram no prédio 1 da FURG-SLS. Na oportunidade, a estudante de Gestão Ambiental, Bibiana Schimidt, apresentou o projeto “Aves de São Lourenço do Sul”, com uma relação preliminar de espécies já identificadas no município.

Logo após, Augusto Pötter, integrante do COA Porto Alegre (COA-POA), dialogou sobre a função de um COA e os princípios da observação de aves. Ele ressaltou que entre as finalidades do COA-POA, estão a observação de aves, a promoção da consciência ambiental, o auxílio a pesquisas científicas e o auxílio da preservação do meio ambiente. Augusto também deu dicas de organização e planejamento para o clube.

Para o docente da FURG-SLS, Eduardo Forneck, a criação do COA em São Lourenço do Sul dialoga com a ideia de popularização sobre a importância das aves. “Queremos desenvolver um ecoturismo, um turismo consciente e ecológico a partir das aves. E uma parte fundamental do COA é que, ao identificar as aves, também entender a importância do habitat daquelas aves, preservando o ambiente e trazendo sensibilização às questões ambientais”.

Qualquer pessoa que queira e goste de observar aves pode fazer parte do clube. Mais informações podem ser acessadas na página do grupo no Instagram: www.instagram.com/coasaolourencodo

 

Galeria

Ao preservar o meio ambiente e sensibilizar a população para questões ambientais, iniciativa busca fortalecer ecoturismo no município

Foto: Divulgação