COMPROMISSO AMBIENTAL

Curso de Gestão Ambiental da FURG-SLS dá primeiros passos em programa de monitoramento de qualidade de água

Durante um ano, equipe realizará coletas e análises semanais em diversos pontos de São Lourenço do Sul; objetivo estruturar uma ação permanente

Foto: Divulgação

Desde novembro de 2023, estudantes, docentes e técnicos vinculados ao curso de Gestão Ambiental da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) têm realizado coletas semanais de água em pontos estratégicos do município, e as amostras têm sido analisadas junto ao Laboratório de Ensino de Química Ambiental (LEQuiA) do campus lourenciano.

Notícias Relacionadas
A iniciativa é uma união de esforços entre os docentes Karina Attisano e Eduardo Forneck e da técnica Juliane Marques dos Santos, a partir das disciplinas de Química Analítica Ambiental e Equipamentos de Avaliação Ambiental e o Programa de Educação Tutoriada (PET) do curso de Gestão Ambiental (PET), por meio do PET Praia.

Segundo a professora Karina, pretende-se envolver novos docentes e disciplinas do curso nesta ação, como por exemplo as disciplinas de Planejamento e Gestão Ambiental, Equipamentos de Avaliação Ambiental, Gestão Ambiental de Empreendimentos, Gestão de Bacias Hidrográficas, Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica, Auditoria e Certificação Ambiental, Sistemas Ecológicos e Bases ecológicas para a Gestão Ambiental.

Semanalmente, o grupo realiza coletas de água em sete pontos estratégicos do município que abrangem a Laguna dos Patos e as desembocaduras dos arroios Carahá e São Lourenço, incluindo quatro locais que integram a análise de balneabilidade promovida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) na temporada de verão.

Além desses sete pontos, uma vez por mês a equipe também monitora um ponto controle na Pedra Mole e mais dois pontos junto à montante (porção onde nasce o rio) e à jusante (direção para onde se dirige a corrente de água) dos arroios Carahá e São Lourenço, totalizando doze pontos que permitem a avaliação mais efetiva da contribuição dos arroios para a Laguna dos Patos.

As coletas e as análises serão realizadas durante doze meses, com o objetivo de capacitar todo o corpo docente, discente e técnico do curso. A intenção é que, ao final do período, seja estruturado um programa de monitoramento de qualidade das águas de São Lourenço do Sul, capaz de contribuir para a preservação dos recursos naturais e para a gestão ambiental municipal, a partir da geração de dados. Os proponentes entendem que a ação também dialoga com a curricularização da extensão universitária e com a formação cidadã dos estudantes.

“A ideia é estruturar e buscar financiamento para a implementação de um programa de monitoramento da qualidade das águas de São Lourenço do Sul, a partir da expertise adquirida pela equipe, ao longo desses doze meses de amostragens semanais” explica Karina.

O prazo foi estipulado considerando todos os desafios que um ciclo anual para amostragem ambiental apresenta, possibilitando que a equipe esteja preparada logisticamente para adversidades. “É necessário se preparar para as adversidades meteorológicas e analíticas”, ressalta a professora.

A iniciativa conta com o apoio inicial do Instituto de Oceanografia da FURG, que oferece suporte financeiro a partir da disponibilização de reagentes e substratos; e tem qualificado o trabalho do laboratório com a promoção de capacitações, como a análise dos nutrientes nitrato e nitrito, oferecida recentemente, e análise de fósforo total e determinação do radônio em água, que acontecerão em breve. A equipe também pretende participar de editais para captar recursos que sustentem essa proposta de longa duração.

 

 

Galeria

Durante um ano, equipe realizará coletas e análises semanais em diversos pontos de São Lourenço do Sul; objetivo estruturar uma ação permanente

Foto: Divulgação