EVENTO

Curso de Letras da FURG-SLS discute formação docente em 1º Seminário Integrado de Práticas de Linguagem e Estágio

Na oportunidade, graduandos puderam compartilhar as experiências que tiveram junto a estudantes de ensino médio do município

Na manhã do último sábado, 14, docentes e discentes do curso de licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) reuniram-se virtualmente no 1º Seminário Integrado de Práticas de Linguagem e Estágio.

Notícias Relacionadas
Durante o evento, foram socializadas as atividades pedagógicas desenvolvidas pelos alunos e alunas em disciplinas do curso, ministradas pelo professor Lauro Gomes e pelas professoras Aline Nardes e Janaína Lapuente.

Na ocasião, os discentes apresentaram as observações que realizaram ao acompanharem turmas de ensino médio do Instituto Estadual de Educação Dr. Walter Thofehrn e da Escola Estadual de Ensino Médio Cruzeiro do Sul no último semestre. Os relatos contemplaram impressões sobre os locais de ensino, as aulas e o perfil dos estudantes da zona urbana de São Lourenço do Sul.

Em seguida, docentes e discentes realizaram uma avaliação final das oficinas gratuitas de práticas de leitura e produção de texto voltadas à redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promovidas pelo curso de Letras em 2022. “Cada estudante fez o seu relato individual do que aprendeu com essa oficina, quais foram os desafios encontrados ao longo do percurso e sobre o desejo de participar em edições futuras. Eles já trazem a necessidade de ampliarmos a proposta também para as escolas do campo” conta Lauro, ressaltando a percepção dos graduandos sobre a relevância do projeto.

Para o professor, a realização do Seminário foi positiva. "Foi um momento bem especial para todos nós, tanto para os docentes, quanto para os estudantes. Não só por ter sido a primeira atividade integrada de Práticas de Linguagem e Estágio, mas também por conseguirmos observar significativo crescimento dos estudantes, que já demonstraram olhar crítico e maduro para o contexto escolar", destaca.

Segundo ele, a ideia é que futuramente sejam realizadas edições mais amplas, a fim de possibilitar que alunos e alunas de todos os semestres do curso de Letras acessem esses momentos de partilha de vivências na escola, notadamente constituídas por observações de aula, por reflexões sobre o contexto escolar e pela regência de aulas de língua e literatura.

 

 

Galeria

Na oportunidade, graduandos puderam compartilhar as experiências que tiveram junto a estudantes de ensino médio do município

Foto: Divulgação