QUALIDADE DE VIDA

Diretoria de Atenção à Saúde da FURG realiza roda de conversa no Campus São Lourenço do Sul

Enfermeiras e nutricionista abordaram prevenção ao câncer de mama e de próstata, e cuidados com a alimentação

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM

Na quinta-feira, 30 de novembro, a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), vinculada à Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep) da FURG, realizou uma roda de conversa no Campus São Lourenço do Sul. Na ocasião, foram trazidas informações acerca do câncer de mama e de próstata, em alusão às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, e oferecidas orientações sobre cuidados com a alimentação.

Notícias Relacionadas
Durante a conversa, as enfermeiras Daliana Gonçalves e Fabiane Bastos compartilharam com as presentes informações sobre a identificação precoce do câncer de mama, ressaltando a importância da conscientização, do autoexame e da realização periódica de exames clínicos. Da mesma forma, também discutiram aspectos relacionados à prevenção do câncer de próstata, incentivando a adoção de hábitos saudáveis e a realização de exames preventivos.

Na sequência, a nutricionista Clarice de La Rocha abordou cuidados essenciais com a alimentação, enfatizando a importância de uma dieta equilibrada para a promoção da saúde e a prevenção de diversas doenças. Foram fornecidas informações sobre cuidados com o ambiente para evitar contaminações, e dicas para escolhas alimentares mais saudáveis.

A atividade também proporcionou um espaço de diálogo e esclarecimento de dúvidas entre as presentes. A estudante Larissa Fernandes afirma que gostou de ter participado. “Eu achei a tarde muito rica, principalmente porque quebrou muitos tabus em relação não só ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, mas também em relação à alimentação, o quanto isso interfere na nossa vida, no nosso cotidiano e até na educação dos filhos. Eu sou mãe de um bebê de um ano e seis meses e tem coisas que eu posso já incluir na vida dele hoje para que no futuro seja mais fácil, coisas que eu ainda não sabia e que eu fiquei sabendo”, conta.

A enfermeira Carmen Dominguez, coordenadora de promoção à saúde da DAS/Progep, conta que São Lourenço do Sul é o primeiro campus da FURG fora de Rio Grande a receber a ação, que será replicada nos campi de Santo Antônio da Patrulha e Santa Vitória do Palmar. “Com essas visitas pretendemos conhecer mais a realidade e necessidade de saúde de cada campus, a partir de momentos de diálogo com a comunidade universitária, além de compartilhar momentos de orientação em saúde, tendo como base a prevenção e promoção. Dessa forma, acreditamos que poderemos atuar junto às particularidades e necessidades das pessoas que compõem a multicampia da nossa universidade”, explica.

 

 

Galeria

Enfermeiras e nutricionista abordaram prevenção ao câncer de mama e de próstata, e cuidados com a alimentação

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM