INTERLOCUÇÃO

Estudantes da FURG-SLS visitam laboratórios da UFPel e Embrapa Clima Temperado

Turma conheceu pesquisas desenvolvidas pelas instituições voltadas à Entomologia, área de estudos sobre insetos

Recentemente, estudantes da disciplina de Entomologia Aplicada à Agroecologia, do curso de Bacharelado em Agroecologia da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), realizaram visitas técnicas aos Laboratórios de Ecologia de Insetos (LABEI) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Laboratório de Entomologia da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas.

Notícias Relacionadas
As saídas foram organizadas pela responsável pela disciplina, professora Patrícia Lovatto, com o objetivo de oportunizar à turma uma vivência prática relacionada a criação de insetos e pesquisa na área de manejo de artrópodes e controle biológico de insetos nos agroecossistemas. Igualmente, possibilitaram aos estudantes vislumbrar possibilidades de estágios e caminhos para a pós-graduação relacionada à Entomologia, campo de estudo voltado a pesquisas com insetos.

Durante a visita à UFPel, no campus Capão do Leão, os presentes também conheceram a área do Grupo de Agroecologia da universidade, o GAE, um espaço de agrofloresta que foi restaurado por este coletivo com mais de 30 anos de história no movimento agroecológico do Território Zona Sul.

Impactos das visitas

Para a estudante de Agroecologia Aline Mello, que atua como bolsista de iniciação científica, as visitas aos laboratórios foram importantes para que a turma pudesse conhecer mais sobre a pesquisa entomológica direcionada a casos aplicados. “O professor Flávio (Roberto Mello Garcia) da UFPel é um pesquisador com uma trajetória assim bem extensa e teve muito a nos ensinar, principalmente sobre Entomologia, mas também na pesquisa como um todo. Além disso, tivemos contato com vários pesquisadores intercambistas também. É muito legal a parceria que eles fazem lá com pesquisadores do continente africano, essa parceria Sul-Sul”.

Aline destaca que se aproximar de espaços ainda não conhecidos tem muito valor. “Na Embrapa foi bem interessante porque é uma empresa nacional, que é fundamental para a soberania do país e que tem as suas pesquisas com os insetos. Também conhecemos a área do GAE, e essa parte também foi bem legal, porque a gente [estudantes] ainda não tinha contato nem com o campus da UFPel. Foi nosso primeiro contato e é muito importante a gente conhecer, porque é um lugar histórico, principalmente para a Agronomia no Brasil”.

A professora Patrícia ressalta que o controle biológico de insetos é uma das vertentes da pesquisa entomológica que vem se consolidando também como tecnologia para os sistemas de produção agroecológicos. “Isso exige um olhar voltado a aplicabilidade destas alternativas a partir da Agroecologia, perspectiva que vem sendo trabalhada na disciplina com vistas à formação profissional habilitada a reconhecer a importância dos insetos enquanto grupo vivo mais diverso e abundante da terra, diretamente envolvido no equilíbrio dinâmico da vida e saúde dos sistemas de produção com impactos socioambientais de extrema relevância”, afirma.

LABEI/UFPel

Localizado junto ao Instituto de Biologia da UFPel, o LABEI é coordenado pelo professor Flávio Roberto Mello Garcia, que orienta alunos da pós-graduação do Brasil e exterior, e alunos de Iniciação Científica dos cursos de Agronomia e Biologia.

Na ocasião, os estudantes da FURG conheceram criações de insetos em ambiente de laboratório de moscas-das-frutas, vespas parasitóides, grilos e gorgulhos, das seguintes espécies: Drosophila suzukii, Trichopria anastrephae, Gryllus assimilis e Sitophilus zeamais.

Também tiveram a oportunidade de se aproximar dos temas de investigação da equipe, seja na atenção a espécies específicas; como no trabalho de caracterização de assembleia de insetos em reflorestamento de Eucalyptus benthamii no Rio Grande do Sul, desenvolvido com o objetivo de conhecer a entomofauna associada a essas plantações, realizando a prospecção de insetos como agentes para o controle biológico de espécies de plantas consideradas invasoras.


Embrapa Clima Temperado

Na visita realizada ao Laboratório de Entomologia da Embrapa Clima Temperado, coordenado pelo professor Dori Nava, os estudantes conheceram a estrutura e a equipe de pesquisadores, a qual vem desenvolvendo estudos que são referências mundiais na área de controle biológico de insetos.

Foram apresentados os trabalhos voltados ao sistema de alerta para mosca-das-frutas (A. fraterculus e C. capitata), entre outras pesquisas para o controle de dípteros (fazem parte desse grupo moscas, mosquitos, varejeiras, pernilongos, borrachudos e mutucas) e demais insetos existentes em pomares da região.

Os estudantes visualizaram as várias criações experimentais de pragas e seus respectivos parasitóides, e tiveram a oportunidade de se inteirar dos diversos projetos de pesquisa desenvolvidos no laboratório. Destacam-se trabalhos com desenvolvimento de métodos biológicos de monitoramento de Palpita forficefera (traça das oliveiras), desenvolvimento de técnicas para criação e dispersão de parasitóides de mosca-das-frutas, além de trabalhos sob a mesma lógica para controle de D. suzukii; e ainda a identificação de parasitóides nativos, todos com atuação de alunos de pós-graduação na área de Entomologia.

Na mesma ocasião os visitantes observaram em equipamento óptico os insetos de interesse e reconheceram as diferenças de características morfológicas. Ao final, foram apresentados os trabalhos das duas startups conveniadas à Embrapa Clima Temperado, com atividades de usos de insetos na alimentação animal, dentre outras. O grupo também conheceu o acervo entomológico da Embrapa e a criação de bicho-pau (Phasmatodea), que surpreendeu como uma alternativa didática para a sensibilização em ações de extensão voltadas à Entomologia.

 

 

Galeria

Turma conheceu pesquisas desenvolvidas pelas instituições voltadas à Entomologia, área de estudos sobre insetos

Foto: Divulgação