VISITA

Estudantes de escola lourenciana participam de oficina sobre insetos na FURG-SLS

Ação foi promovida pelo Coletivo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Entomologia

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM

Na última quarta-feira, 27, estudantes do primeiro ano do ensino fundamental da Escola Nossa Senhora Estrela do Mar estiveram nas dependências da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), aprendendo um pouco mais sobre os insetos e sua importância no meio ambiente.

Notícias Relacionadas
A oficina foi ministrada pela professora Patrícia Lovatto e pelas estudantes do curso de Agroecologia Aline Mello, Diana Bongalhardo, Jaqueline Fischer e Mariéla Centeno, que integram o Coletivo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Entomologia da FURG.

O coletivo vem se consolidando desde 2022, tendo como enfoque o estudo dos insetos em uma perspectiva agroecológica, que considera sua importância nos agroecossistemas, em alternativas de manejo e a sua relação com a qualidade de vida humana.

Integram a iniciativa dois projetos de pesquisa e o projeto de extensão “A construção do conhecimento acerca do manejo agroecológico de artrópodes em cultivos agrícolas: diálogos de saberes e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no campus da FURG São Lourenço do Sul”.

Essa foi a primeira vez que o grupo recebeu a visita de uma escola. Na ocasião, 26 estudantes com idades entre 6 e 7 anos visitaram o Laboratório de Instrumentação Biológica, onde visualizaram insetos e tiveram uma apresentação sobre a pesquisa; assistiram à exposição de slides "A vida das Formigas", que contou curiosidades sobre esse tipo de inseto; e tiveram a oportunidade de realizar a análise da “Anatomia de uma Formiga operária e de seu amigo, Pulgão” no Laboratório de Microscopia. No final da atividade, cada estudante levou para casa um origami artesanal em formato de formiga como lembrança.

Professora da Escola Nossa Senhora Estrela do Mar, Gisiane Alves diz que o passeio de estudos foi um momento de grande aprendizagem, uma vez que contribuiu com um projeto que está sendo desenvolvido em sala de aula. “A parceria feita entre a escola e a universidade está sendo uma experiência única pois pode despertar em nossos alunos a busca por conhecimentos através da pesquisa e da prática, proporcionando de forma lúdica a aprendizagem”.

A bolsista de extensão Jaqueline também considera que a atividade foi muito significativa. “As crianças ficaram encantadas com a universidade e com os insetos. Plantamos a semente da curiosidade e, além disso, pode-se dizer que essa experiência também foi vivida pelos pais das crianças, que ao chegarem em casa compartilharam o que viveram”.

Jaqueline destaca a importância de fortalecer o diálogo entre a universidade e as instituições de ensino locais. “Essas parcerias entre FURG e as escolas da região fazem da universidade o que ela deve ser: um espaço aberto à comunidade para a construção de conhecimentos. Essas atividades contribuem com a divulgação de trabalhos tão importantes realizados pela FURG e também aproxima a universidade da comunidade”.

Conheça mais sobre a proposta

O foco do trabalho do coletivo é a educação formal e informal, que inclui as escolas de ensino fundamental e médio, associações de agricultores e demais grupos que se interessem pelo tema.

A coordenadora Patrícia explica que por meio de visitas aos laboratórios da FURG ou realização de atividades nas escolas e comunidades, pretende-se desmistificar uma visão muitas vezes prevalecente dos insetos apenas como pragas agrícolas ou urbanas. “O intuito é demonstrar como este grupo de seres vivos - o mais diverso e abundante do planeta - é imprescindível para a nossa vida, pois contribui com a polinização, formação e fertilidade do solo; controle biológico natural; manutenção das cadeias tróficas servindo de alimento para outros animais como peixes e aves, além de todos os aspectos culturais e simbólicos envolvidos com a relação com os seres humanos em diferentes culturas e cosmovisões”, salienta.

A professora avalia que a partir das interações promovidas, é possível restabelecer em conjunto uma relação mais harmoniosa com a natureza e com seres vivos que por vezes são desconhecidos e/ou negligenciados, mas vitais para o equilíbrio dinâmico da vida na terra. “Nosso objetivo é somar junto com as escolas, despertar o espírito científico nos estudantes, o interesse pela pesquisa, pela continuidade dos estudos e principalmente fortalecer o vínculo, a amorosidade e a responsabilidade com os processos biológicos e naturais”.

Patrícia também pontua que a iniciativa, para além de dialogar com o objetivo da FURG em ampliar a sua base extensionista junto às comunidades às quais está inserida, também contribui para a formação dos universitários envolvidos no planejamento e execução destas atividades. Atualmente, integram o coletivo três bolsistas do curso de Agroecologia e cinco voluntários dos cursos de Agroecologia e Educação do Campo.

Entre em contato

Interessados em visitações guiadas à FURG, oficinas e palestras envolvendo a temática dos insetos podem realizar agendamentos pelo e-mail entomologia.furg@gmail.com . Nesse momento, o grupo já tem um encontro marcado para o dia 20 de outubro, com uma turma de 7º ano da Escola Estadual Ensino Médio Professor Rodolfo Bersch.

O projeto também prevê a elaboração de material didático para distribuição e a divulgação de conhecimentos sobre os insetos e alternativas agroecológicas de manejo nos jardins, hortas e pomares nas mídias sociais Facebook e Instagram.

Obtenha mais informações neste folder

 

Galeria

Ação foi promovida pelo Coletivo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Entomologia

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM