LITERATURA

Estudantes do ensino fundamental participam de ação de leitura na FURG-SLS

Obra escolhida foi “Anaya”, escrita por Priscila Ferreira, acadêmica de Letras

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM

Na terça-feira, 14, a FURG São Lourenço do Sul recebeu 26 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Cruzeiro do Sul para uma ação de leitura na biblioteca do campus. Na ocasião, os estudantes do 3º ano do ensino fundamental conheceram a história do livro “Anaya”, em uma interpretação com teatro de fantoches.

Notícias Relacionadas
Escrito pela acadêmica do curso de Letras, Priscila Ferreira, o livro conta a história de uma menina negra que conhece heróis e heroínas negras na escola, como Zumbi e Dandara dos Palmares. Segundo a autora, a ideia para a criação da obra surgiu necessidade de que existisse um livro infantil em que fosse retratada a história da cultura negra, principalmente nas escolas de São Lourenço do Sul, com o objetivo de mostrar que o povo negro também faz parte do desenvolvimento e da construção do município.

Priscila explica que Anaya é um nome de origem africana que significa "Olhar para Deus" e sua escolha ocorreu devido ao seu significado forte, que se traduz em fé para transcender as lutas e os sonhos. “Anaya foi inspirada na Pri de nove anos que não se sentia representada na escola, que não via sobre a história do seu povo nos livros escolares, que era obrigada a exaltar Princesa Isabel e que tinha apelidos com teor racista sem entender o porquê. Por isso, escrevi Anaya para que todas as crianças negras e não negras entendam sobre a cultura negra, saibam de onde viemos, quem éramos e conheçam os grandes heróis e líderes negros que nos representam”.

A atividade foi organizada pelo projeto Ateliê das Emoções, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae) do campus lourenciano, em alusão ao Mês da Consciência Negra. Além da contação de história, os estudantes conheceram a estrutura da universidade e participaram de uma oficina de artesanato com a acadêmica do curso de Educação do Campo, Maura Centeno, em que confeccionaram um marcador de página em EVA.

Para Priscila, é importante que a universidade promova ações com as escolas públicas do município, mostrando para as crianças que ingressar em uma instituição de ensino superior é um sonho possível. “Não é algo distante, elas têm capacidade de fazer parte deste universo. Além disso, existe a troca com os estudantes e professores, e acredito que a minha apresentação com a contação de história e o teatro de fantoches poderão causar memórias maravilhosas para essas crianças”

Interessados em saber mais sobre o livro “Anaya” ou em reservar exemplares da terceira tiragem, podem entrar em contato com a autora pelo e-mail priferreira21@gmail.com . O livro custa R$ 30,00 e o valor do frete para municípios fora de São Lourenço do Sul é R$10,00.

 

 

Galeria

Obra escolhida foi “Anaya”, escrita por Priscila Ferreira, acadêmica de Letras

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM