PROCESSO AVALIATIVO

FURG convida estudantes do campus SLS a avaliarem docentes até 22 de janeiro

Ação tem o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino na universidade

Entre 3 e 22 de janeiro, alunos e alunas do campus da FURG em São Lourenço do Sul (FURG-SLS) podem participar da Avaliação Docente pelo Discente (ADD) referente ao 2º semestre letivo de 2022. Durante o período, serão avaliadas todas as disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e EaD do semestre citado.

Notícias Relacionadas
A ação, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), acontece sistematicamente desde o ano 2000. Com a ADD, a universidade busca obter o retorno dos estudantes acerca das disciplinas realizadas em cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e EaD oferecidos pela FURG, e a partir dela, otimizar seus processos, através da análise crítica por parte dos discentes de aspectos positivos e que podem ser melhorados no desempenho de cada docente.

Os resultados são disponibilizados no Sistema FURG, no menu Avaliação do Docente/Turmas – Resultados, após o término do semestre. Assim, os estudantes terão acesso às informações de como ficaram as médias gerais das questões na FURG, no curso, e na unidade acadêmica na qual estão vinculados.

Na ADD as respostas são sigilosas, não existindo possibilidade de identificação nominal de quem fez a avaliação. Não é obrigatório que alunos e alunas realizem o preenchimento de todas as questões - embora quanto mais informações forem inseridas, mais completo será o processo de avaliação – sendo possível que, ao longo do período em que a ADD estiver aberta, os estudantes possam realizar avaliações em partes, atualizando o formulário. Há também, no atual formato, um espaço em branco para livre manifestação no final da avaliação de cada docente.

Como realizar a Avaliação do Docente pelo Discente (ADD)?

O formulário de avaliação deve ser preenchido via Sistema FURG. Para participar é só estar matriculado em um dos cursos de graduação ou pós-graduação da FURG, presencial ou EaD. Basta acessar o Sistema FURG, entrar na aba “Avaliação do Docente/Turmas” e depois clicar em “Avaliar”.

Análise dos resultados

A unidade acadêmica e a coordenação de curso, de posse dos resultados, analisam e elaboram um relatório contendo também ações previstas para melhoria das atividades de ensino dos seus docentes. A CPA sugere a realização de seminários ou conversas com a comunidade acadêmica acerca dos resultados e ações planejadas.

Todos os comentários colocados pelos estudantes são lidos pelos gestores e docentes. Eles ficam disponíveis à direção da unidade acadêmica do curso, à coordenação do curso e cada docente tem acesso aos comentários colocados na sua avaliação.

Para qualquer dúvida que o estudante ainda tenha sobre o processo da avaliação docente, desde como acessar o sistema até como funciona o processo, entrar em contato com a Diretoria de Avaliação Institucional (DAI), através do e-mail dai@furg.br ou pelos telefones 53 32336918 ou 32336945.