INSTITUCIONAL

FURG realiza doação de 660 testes de Covid-19 para rede de saúde de São Lourenço do Sul

Montante foi distribuído entre a Secretaria de Saúde, Santa Casa de Misericórdia e Hospital da Reserva

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM

Na última semana, a FURG efetuou a doação de 660 testes rápidos de detecção de Covid-19 à rede de atendimento à saúde de São Lourenço do Sul. Foram disponibilizados 400 testes para a Secretaria de Saúde Municipal, 200 para o Hospital da Reserva e 60 para a Santa Casa de Misericórdia. O número enviado para os locais foi definido a partir de solicitação feita pelos administradores das respectivas instituições.

Notícias Relacionadas
A doação se refere a testes comprados pela universidade por meio de licitação para testagem da comunidade acadêmica na Fase 3 do Plano de Contingência de enfrentamento da pandemia do coronavírus.

O diretor do campus São Lourenço do Sul, Eduardo Vogelmann, comenta que desde antes do período pandêmico a universidade já mantinha relações com os hospitais municipais e a Prefeitura, o que se intensificou com a chegada do vírus da Covid-19. “A FURG buscou, na medida do possível, apoiar as instituições de saúde com a doação de materiais de consumo como máscaras, face shields, álcool 70% e outros itens. Desde então ainda tentamos contribuir para o fortalecimento do sistema de saúde que carece de insumos para a prestação dos serviços”.

Ele entende como importante a visão institucional da universidade de auxiliar no fortalecimento dessas instituições, principalmente nas cidades em que a FURG mantém seus campi, em que a comunidade acadêmica utiliza serviços da rede de saúde pública. “Entendo que essa parceria é muito importante para os hospitais e para a Secretaria de Saúde que recebe um aporte para seu estoque de insumos. Também é gratificante para a universidade que pode contribuir para a qualificação do serviço de saúde prestado nos municípios em que tem campus”.

A Secretária de Saúde de São Lourenço do Sul, Adriane Huber Martins, reforça a fala de Eduardo, ao afirmar que a doação dos testes integra uma prática mantida pela FURG com a Prefeitura Municipal. “A entrega de testes foi mais uma ação que sempre contribui, sempre agrega e propicia um melhor atendimento à comunidade”.

Já o Gerente de Serviços em Saúde e Coordenador de Projetos do Hospital da Reserva, Aloisio Gularte, explica que os testes recebidos pela instituição serão destinados a testagem no pronto atendimento, a pacientes internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e aos residentes da ala geriátrica. “É de suma importância essa testagem. Ainda que tenhamos redução nos casos de Covid-19, estes testes trazem maior confiabilidade nos procedimentos que envolvam a identificação e controle de possíveis infectados e seus respectivos tratamentos”.

 

 

Galeria

Montante foi distribuído entre a Secretaria de Saúde, Santa Casa de Misericórdia e Hospital da Reserva

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM