CONSCIENTIZAÇÃO

FURG-SLS divulga suas ações em evento municipal alusivo à Semana do Meio Ambiente

“São Lourenço Construindo Seu Futuro” foi realizado na Praça Central Dedê Serpa nesta quarta-feira, 7

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM

Ao longo desta quarta-feira, 7 de junho, a FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) participou do evento “São Lourenço Construindo Seu Futuro”, promovido pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (Seplama) da Prefeitura Municipal na Praça Central Dedê Serpa.

Notícias Relacionadas
A atividade foi organizada em alusão à Semana do Meio Ambiente, com o objetivo de chamar atenção para a valorização da fauna, da flora e das populações do território.

Na solenidade de abertura, realizada pela manhã, a vice-diretora do campus São Lourenço do Sul, Carmem Pacheco Porto, disse que o evento abre a oportunidade de pensar nos problemas globais que afetam a sociedade como um todo, ao mesmo tempo que possibilita atenção para obstáculos locais que afetam o meio ambiente.

Neste sentido, ressaltou a vocação e o propósito da FURG de promover e estimular o desenvolvimento sustentável dos municípios onde realiza atividades, e que os cursos ofertados no campus São Lourenço do Sul trabalham com a sustentabilidade a partir de diferentes enfoques. A vice-diretora frisou também a necessidade de união entre os governos, a sociedade civil organizada ou não, e as empresas públicas e privadas na preservação do planeta.

Já o secretário de Planejamento e Meio Ambiente de São Lourenço do Sul, Rodrigo Uarth,  comentou que a parceria entre a universidade e o município é antiga e fundamental. "A nossa relação não é apenas uma relação institucional, mas também é uma relação de afinidade, porque construímos muitas coisas juntos lá atrás” afirmou, destacando que a maioria dos estagiários da Seplama são estudantes da FURG-SLS. “Essa parceria é muito mais do que reuniões entre instituições, é uma parceria de verdade: a gente comunga a Educação Ambiental".

Universidade para fora dos muros

Durante o evento, turmas de instituições de ensino infantil e fundamental, junto da comunidade em geral, tiveram a oportunidade de visitar os estandes da FURG e das demais escolas, entidades e associações ligadas ao meio ambiente presentes.

Representando a universidade, professores e estudantes da FURG-SLS foram responsáveis por apresentar aos presentes o campus São Lourenço do Sul e as atividades desenvolvidas no município que dialogam com a tríade de ensino, pesquisa e extensão:

- O projeto PANCPOP levou informações a respeito das Plantas Alimentícias Não Convencionais e como introduzi-las no dia-a-dia, exercendo maior soberania alimentar;

- O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Gestão Ambiental apresentou os trabalhos desenvolvidos em suas atividades, visando os conceitos de sustentabilidade;

- O Laboratório Interdisciplinar Mapeamento em Ambiente, Resistência, Sociedade e Solidariedade (MARéSS) dialogou sobre trabalhos desenvolvidos e que envolvem dinâmicas sociais, ambientais e econômicas dos grupos populares e da Economia Solidária;

- O Grupo de Estudos sobre Solos, conduzido pelo professor Germano Pollnow, apresentou informações relacionadas ao uso, manejo e conservação do solo;

- O projeto Ateliê das Emoções apresentou seus projetos e ações culturais, como por exemplo, confecção de acessórios em feltro.

- Integrantes do projeto “Controle biológico conservativo como ferramenta para o manejo agroecológico de insetos de importância agrícola” levaram informações sobre a minimização de populações indesejadas de insetos em cultivos.

- A equipe organizadora dos Mutirões de Coleta de Resíduos no Arroio São Lourenço realizou uma mostra fotográfica com registro das três edições realizadas, com o intuito de sensibilizar a comunidade e o poder público sobre a problemática envolvendo a conservação do Arroio São Lourenço e Laguna dos Patos;

- Componentes do projeto de Plantas Medicinais, desenvolvido pela Secretaria de Saúde Municipal em parceria com a FURG, apresentaram informações sobre o uso fitoterápico de algumas espécies.

 

 

Galeria

“São Lourenço Construindo Seu Futuro” foi realizado na Praça Central Dedê Serpa nesta quarta-feira, 7

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM