EVENTO

FURG-SLS promove "Ciclo de conferências em estudos da linguagem" em janeiro

Atividades acontecem nos dias 18, 19 e 20 de janeiro

Em janeiro, a FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) promoverá o “Ciclo de conferências em estudos da linguagem: Da linguística do sistema à linguística do discurso”. O evento acontecerá a partir das 19h, na sala 3201 do prédio 3 (Av. Marechal Floriano Peixoto, 1290) nos dias 18, 19 e 20 de janeiro e é proposto pelo curso de Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa.

Notícias Relacionadas
Organizador da iniciativa, o professor Lauro Gomes explica que os debates terão como base a produção do linguista e filósofo Ferdinand de Saussure. Segundo o docente, o intuito é “revisitar alguns dos principais caminhos que a linguística saussuriana percorreu e tem percorrido na constituição da linguística dos nossos dias, sobretudo daqueles quadros teóricos que se voltam à investigação de questões enunciativas, semânticas, semiológicas e discursivas”.

Assim, Lauro ressalta que ao mesmo tempo que pretende-se que as discussões do evento revisitem leituras e releituras de Ferdinand de Saussure por linguistas dos séculos XX e XXI, também espera-se proporcionar reflexões que – inspiradas na potência dos princípios da teorização saussuriana sobre a linguagem – delineiem novos percursos de investigação linguística e literária.

Ao todo, serão ofertadas 65 vagas, dentre as quais terão prioridade os estudantes do curso de Letras do campus lourenciano. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Inscrições da FURG. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cicloconfe@gmail.com .

Abaixo, confira a programação:

 

Galeria

Atividades acontecem nos dias 18, 19 e 20 de janeiro

Foto: Divulgação