DIÁLOGO

FURG-SLS promoveu “1º Seminário Juventudes e Agroecologia: Em luta contra os agrotóxicos” em Canguçu/RS

Evento foi organizado em parceria com outras instituições

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM

No dia 24 de agosto, estudantes do curso de Agroecologia da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) realizaram o 1º Seminário Juventudes e Agroecologia: Em luta contra os agrotóxicos, em Canguçu/RS, nas dependências da Escola Família Agrícola da Região Sul (Efasul), com a presença de estudantes da Efasul e da Escola Estadual de Ensino Médio Deputado Adão Pretto, de Piratini/RS.

Notícias Relacionadas
O seminário integra um ciclo de atividades que estão sendo desenvolvidas em diversos territórios do mundo, sob financiamento do Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares (Ipen). Nesta edição, foi organizado em conjunto com a universidade, a Efasul, a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e o projeto de extensão Pancpop.

A abertura foi conduzida pela estudante de Agroecologia Letícia Falcão, da FURG-SLS, que atualmente lidera o Grupo de Trabalho Juventudes da ABA. Ela explicou que o objetivo central foi a criação de um espaço de discussão e reflexão para a juventude rural. “Estamos aqui para pensarmos e aprendermos um pouquinho mais sobre o que é Agroecologia, quais são os impactos e os mitos que envolvem os agrotóxicos, como nós, enquanto juventude, somos afetados por tudo isso, e como podemos avançar”, frisou.

Em seguida, o também estudante de Agroecologia da FURG-SLS, Ronaldo Augusto, declamou uma poesia inspirada no evento. No texto, disponível aqui, ele conta como a Agroecologia entrou em sua vida e inspira as gerações mais novas a buscarem um horizonte sustentável. A poesia será utilizada na disciplina de linguagens da Efasul para explorar questões textuais em sala de aula.

Durante a manhã, foi realizada uma mesa de discussão com a participação da professora Patrícia Lovatto e da estudante de Agroecologia Aline Mello, ambas do campus São Lourenço do Sul, da agrônoma e mestranda Larissa Rocha, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e da vereadora e agricultora Iasmin Roloff, do Partido dos Trabalhadores de Canguçu.

Na mesa, Patrícia apresentou dados e contextualizou a situação dos agrotóxicos no Brasil, que é considerado o líder mundial em consumo, destacando os danos que isso causa à saúde da população e ao meio ambiente em geral. Aline e Larissa discutiram ferramentas de conscientização e empoderamento da juventude para efetuar mudanças no campo. Por fim, Iasmin compartilhou sua experiência como jovem no legislativo, enfatizando a importância de mais pessoas se envolverem na política para construir e consolidar políticas públicas que atendam às demandas rurais.

À tarde, os estudantes foram divididos em pequenos grupos de diálogo para pensar temas como Agroecologia na Ciência e Profissão; Agroecologia nas Práticas de Manejo; Agroecologia nos Movimentos Sociais e Agroecologia Gênero, Raça e Sexualidade.

O evento foi finalizado em uma integração que contou com oficina de serigrafia, café com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e roda de capoeira.

 

 

Galeria

Evento foi organizado em parceria com outras instituições

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM