DOCÊNCIA

Graduandas em Educação do Campo da FURG realizam prática de Ciências Naturais com alunos do ensino fundamental

Na atividade, foram abordadas as estações do ano e as fases da Lua

Foto: Divulgação

Na última quarta-feira, 21, as acadêmicas do curso de Licenciatura em Educação do Campo da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), Marcia Soares e Raquel Bergmann, promoveram uma prática pedagógica voltada ao ensino de Ciências Naturais com estudantes da Escola Estadual Ensino Fundamental Vicente Di Tolla, localizada na zona urbana do município.

Notícias Relacionadas
A proposta foi planejada na disciplina de Ciências Naturais I, sob orientação da professora Berenice Vahl Vaniel. Dentre os conteúdos estudados pela dupla durante o semestre, elas optaram por trabalhar com a temática das estações do ano e das fases da Lua. Para isso, confeccionaram uma maquete giratória do sistema do Sol-Terra-Lua (foto na galeria abaixo) para demonstrar os movimentos realizados pela Terra e pela Lua.

Raquel conta que gostou de ter desenvolvido a prática pedagógica, principalmente pelo retorno trazido pelos alunos, que segundo ela demonstraram estar bastante satisfeitos com a explicação prática, uma vez que podiam manipular a maquete. “Eles adquiriram muito conhecimento com isso. Foi um trabalho que eu e a Márcia fizemos e nos dedicamos ao máximo para demonstrar como funcionam realmente (os movimentos), e também é algo que nos chamou atenção, porque nunca foi passado para nós”, afirma.

As atividades elaboradas tiveram como base o ensino por investigação, abordagem didática na qual os alunos investigam um problema proposto e tentam buscar hipóteses, soluções e considerações para respondê-lo. Para a professora Berenice, acompanhar o envolvimento das turmas foi emocionante: “Como nós trabalhamos na perspectiva do ensino por investigação, foi emocionante perceber que os estudantes da escola se envolveram e se mobilizaram para resolver os desafios, elaboraram com alegria suas hipóteses para explicarem as estações do ano. Nesse sentido, essa interação e parceria entre a FURG e a escola potencializa o processo de formação das nossas licenciandas em Educação do Campo, que desde o primeiro semestre já estão vivenciando a articulação entre a teoria e a prática”.

Para viabilizar a prática pedagógica, a universidade contou com o apoio da professora Luciana Klein, atualmente docente da Vicente Di Tolla e egressa do curso de Licenciatura em Educação do Campo da FURG-SLS. Para ela, o momento foi especial: “Foi gratificante poder contribuir com a formação das novas estudantes e em conversa com os meus alunos, percebi que eles adoraram as atividades, interagiram durante as ações propostas, responderam as perguntas e também fizeram perguntas às quais as estagiárias responderam com muita propriedade no assunto, demonstrando estarem muito bem orientadas e amparadas pelos professores orientadores da instituição de ensino do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Parabéns a todos envolvidos e principalmente a professora Berenice Vahl Vaniel”, destaca Luciana.

 

Galeria

Na atividade, foram abordadas as estações do ano e as fases da Lua

Foto: Divulgação