EXTENSÃO

Ineesol e catadores lourencianos realizam sessão de cinema

Documentário “Catadores de Histórias” foi assistido na sede da Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de São Lourenço do Sul

Foto: Divulgação

Na última quinta-feira, 7, integrantes da Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol), catadores da Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de São Lourenço do Sul (Coopeforte/Asser) e seus familiares realizaram uma sessão de cinema na sede da cooperativa.

Notícias Relacionadas
Na oportunidade, os presentes assistiram o documentário “Catadores de Histórias”, que conta sobre o cotidiano de catadores de materiais recicláveis que atuam em Brasília, tirando seu sustento do "Lixão da Estrutural", considerado o maior lixão a céu aberto da América Latina, distante apenas 18 quilômetros do Palácio do Planalto. A obra aborda a realidade dos profissionais que, apesar das condições de trabalho, são exemplos de união, dignidade, solidariedade e cidadania.

A docente da FURG e integrante da Ineesol, Márcia Umpierre, destaca que a exibição do filme foi organizada a partir da retomada de formações oferecidas pela incubadora à cooperativa, com o intuito de familiarizar novos membros sobre o papel e funcionamento do grupo. “A ideia de passar o filme é para eles entenderem o papel do Movimento Nacional dos Catadores e da importância da organização coletiva, não só dentro da cooperativa, mas a organização coletiva para além da cooperativa. E aí o Movimento Nacional dos Catadores faz esse papel”, explica.

Há sete anos, a Ineesol e a Coopeforte/Asser mantêm uma parceria. O assessoramento da universidade tem fortalecido a atuação de catadores de material reciclável no município, estimulando processos de gestão em economia solidária e incentivando a emancipação política, econômica e social dos trabalhadores.

Márcia diz que a atividade também foi uma preparação para a 10ª Expocatadores, que acontecerá em Brasília, de 19 a 22 de de dezembro, e que contará com a presença de docentes e estudantes da FURG, junto a cooperados da Coopeforte/Asser. Os catadores de material reciclável que participarão do evento terão sua ida subsidiada pelo Movimento Nacional dos Catadores.

 

 

Galeria

Documentário “Catadores de Histórias” foi assistido na sede da Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de São Lourenço do Sul

Foto: Divulgação