LITERATURA

Kilombo Literário realiza primeira roda de leitura do semestre nesta quarta, 27

Projeto valoriza produção literária de autoras e autores negros

Foto: Divulgação

O projeto de extensão Kilombo Literário, da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), convida a comunidade acadêmica e a população em geral para prestigiar a primeira roda de leitura e conversa do semestre. Em formato virtual, o encontro acontece nesta quarta-feira, 27, às 19h.

Notícias Relacionadas
Na ocasião, será realizada a leitura do conto “Sementes”, de Val Lourenço, e na sequência um bate-papo sobre terra, território e pertencimento com a autoridade civilizatória da tradição de matriz africana e afrodiaspórica Ìyá Sandrali.

É necessário que os interessados e interessadas em participar se inscrevam previamente neste formulário para receber o link da sala virtual. Os certificados serão gerados através da inscrição e presença no encontro.

Conheça o Kilombo Literário

Criado em 2019 junto ao campus Carreiros, o Kilombo Literário teve início no campus lourenciano em 2020, durante a pandemia de Covid-19. Desde lá, tem promovido, sistematicamente, rodas de leitura com obras de autoras e autores negros, com o objetivo de resgatar a ancestralidade, promover o acolhimento e fomentar o protagonismo de estudantes negros na universidade.

A iniciativa se insere no contexto da formação de leitores, bem como da promoção e difusão da literatura. Em cada ocasião, é escolhido um conto que será lido conjuntamente entre os participantes, em formato de partilha. As rodas são alternadas entre encontros presenciais e virtuais. Também são realizadas ações com quilombos e escolas da região.

A professora Aline Nardes, que coordena o projeto em conjunto com o professor Rodrigo da Rosa Pereira, destaca que o Kilombo Literário “não só leva cultura e literatura negra para outros espaços para além da universidade, mas também já é conhecido na comunidade, e tem fortalecido bastante os laços entre universidade e escolas, quilombos e eventualmente outros grupos sociais que possam se beneficiar também dos eventos promovidos”.

"É um projeto que nos permite refletir sobre como articular melhor universidade e comunidade; intensificar mais os vínculos entre as instituições que compõem o âmbito acadêmico, como as escolas, e fortalecer esses laços identitários que também nos constituem dentro da universidade. Também é um projeto que tem um lugar muito especial no coração dos acadêmicos, dos lourencianos, das escolas em geral, que já estão nos contatando, pedindo que a gente faça rodas de leitura, porque já tiveram essa experiência antes. E isso é algo muito bonito, porque a gente tem certeza que está fazendo um trabalho que tem muito carinho envolvido e tem um significado muito especial para as pessoas que nos recebem", avalia Aline.

Próximas atividades

A agenda do semestre está sendo planejada em reuniões semanais entre a coordenação e as bolsistas Ana Teresa Santana, Ariely dos Santos e Priscila Ferreira.

O próximo compromisso será no dia 4 de outubro, no 2º Seminário Regional sobre Desenvolvimento e Agricultura Familiar (SERDAF) da FURG-SLS, que acontecerá na Associação Atlética Banco do Brasil de São Lourenço do Sul.

Na oportunidade, a equipe vai expor o seu trabalho, dialogando e distribuindo materiais informativos ao público. No dia, também está prevista a realização de uma roda de leitura às 16h30.

Além disso, o grupo apresentará um trabalho acadêmico junto ao 2º SERDAF, abordando o histórico do projeto e o impacto das ações do Kilombo Literário em São Lourenço e na comunidade.

 

 

Galeria

Foto: Divulgação