INTERNACIONAL

Laboratório MARéSS representou FURG em seminário na Argentina

Na oportunidade, equipe apresentou cinco diferentes trabalhos

Foto: Divulgação

O Laboratório Interdisciplinar Mapeamento em Ambientes, Resistência, Sociedade e Solidariedade (MARéSS), da FURG, esteve presente no 18º Seminário Internacional do Comitê Acadêmico de Processos Cooperativos e Associativos (Procoas), entre os dias 6 e 9 de setembro, na província de Santa Fé, na Argentina.

Notícias Relacionadas
O evento foi promovido pela Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), que é integrada pela FURG, e foi norteado pelo tema "Repensando os processos de iniciativas econômicas cooperativas, mutualistas e associativas 40 anos após a recuperação democrática na Argentina e a região”.

Participaram do seminário as docentes Liandra Caldasso e Márcia Umpierre; a acadêmica de Gestão de Cooperativas, Taís Reisderfer; e as pesquisadoras Melissa Orestes e Juliana Oru Melo. Na oportunidade, elas apresentaram cinco diferentes trabalhos, oriundos de ações desenvolvidas pelo MARéSS a partir das ações Plano de Avaliação e Revisão da Mitigação de Impactos Socioambientais (Parmis) e Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol):

- Geração de trabalho e renda como fator propulsor na participação dos sujeitos em projetos voltados à mitigação socioambiental;
- Protocolos de consulta como potenciais instrumentos para a proteção territorial de comunidades pesqueiras: reflexões acerca do estuário da Laguna dos Patos, RS, Brasil;
- Mulheres agricultoras e os comuns no combate à fome e à insegurança nutricional, na periferia de Pelotas/RS;
- Por um cooperativismo decolonial: reconhecendo os legados dos povos indígenas e negros para o cooperativismo na Bahia,
- O processo de reconhecimento dos(as) catadores(as) de materiais recicláveis: um estudo de caso na cooperativa de catadores(as) de São Lourenço do Sul.

A estudante Taís afirma que ter a oportunidade de participar de um congresso internacional como o Procoas foi muito satisfatório para ela. “Poder ver e ouvir relatos de realidades de distintos lugares, de países como a Argentina, o Uruguai, o Chile e o Paraguai é enriquecedor. Acredito que ao nos dispormos a conhecer e a trocar conhecimento e vivências, estamos contribuindo não somente com os outros, mas também abrindo-nos e recebendo conteúdo também”, destaca.

Taís diz que além de levar suas próprias experiências, é um momento onde ela e a equipe conseguiram ver e ouvir histórias parecidas com as suas. “E quem sabe contribuir ou então encontrar contribuições para a melhora ou resoluções das nossas situações? São pessoas compartilhando vivências e trocando experiências, uma grande roda de trocas”, pontua.

Representante da universidade no comitê Procoas, a professora Liandra explica que o evento foi dividido em dois momentos. Os dias 7 e 8 foram dedicados às discussões dos Grupos de Trabalho (GTs), em que pesquisadores, professores e estudantes das universidades que compõem o grupo Montevideo dialogaram sobre diferentes temas oriundos dos trabalhos aprovados, como gênero, questões ambientais, associativistas e de economia solidária. Paralelamente às apresentações, nesses dois dias também aconteceram debates e palestras.

Já nos dias 6 e 9 foram realizadas etapas da reunião anual do Procoas, onde a FURG foi representada pelas professoras Liandra e Lúcia Anello. “Abordamos uma extensa pauta que vai desde como está a discussão sobre os processos cooperativos e associativos nas universidades que compõem o Procoas, salientando a crise econômica que vive-se na Argentina e as dificuldades para participação e por questões financeiras; até a definição de quando e onde vai ser o próximo Procoas”, explica Liandra.

Segundo a docente, na reunião os presentes também abordaram outras questões que se referem ao comitê, como, por exemplo, a escala docente, que é um intercâmbio que acontece entre os integrantes das universidades do Grupo Montevideo; e a Escola de Verão, um momento onde os pesquisadores vinculados às universidades podem fazer intercâmbio.

Em 2024, a próxima edição do Procoas acontecerá na Universidad Nacional de Mar del Plata, na Argentina. Já a Escola de Verão acontecerá de 19 a 23 de fevereiro na Fundação Florestan Fernandes, em São Paulo, e será desenvolvida a partir de uma parceria entre Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 

Galeria

Na oportunidade, equipe apresentou cinco diferentes trabalhos

Foto: Divulgação