LITERATURA

Prae e curso de Letras promovem sarau literário na FURG-SLS

Atividade discutiu a presença da mitologia nas interações cotidianas

Foto: Gabriela Schmalfuss

No dia 22 de novembro, estudantes e servidores da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) participaram do 1º Sarau Mitológico - Perséfone e Hades. A ação foi pensada pela Coordenação de Atenção ao Estudante e pelo setor de psicologia (representado pelo Projeto Ateliê das Emoções) da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae) do campus São Lourenço do Sul, em parceria com o curso de Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa. 

Notícias Relacionadas
O tema central do encontro foi o mito entre Perséfone e Hades, utilizado para explicar as mudanças das estações do ano e discutido no dia pelos docentes Gabriela Farias da Silva, João Arendt e Ilse Vivian.

Com o sarau, buscou-se oportunizar uma atividade para além daquelas que constituem os currículos acadêmicos dos cursos do campus. Para isso, foram promovidas reflexões sobre a presença da mitologia nas interações cotidianas, com o objetivo de trabalhar os aspectos emocionais da comunidade acadêmica. “Foi escolhida a mitologia grega como ferramenta para reflexões, identificações e partilhas a respeito das construções sociais e como estão relacionadas à saúde mental. Além de ser um espaço de expressão das emoções e das expressões artísticas dos participantes”, explica a equipe da Prae. 

Larissa Pacheco, psicóloga da universidade e coordenadora do projeto Ateliê das Emoções, salienta a importância da parceria e do comprometimento entre a comunidade acadêmica para a realização dessas atividades culturais. “É de extrema importância que possamos, enquanto comunidade acadêmica, construir espaços para viver e manifestar as nossas emoções, nos conhecer, construir relações de apoio social e afetivo e partilhar as nossas expressões artísticas, pois tais interações também nos constituem enquanto sujeitos e nos permitem experimentar espaços que podem ser sentidos como saudáveis, especialmente no âmbito da saúde mental”, avalia.

A psicóloga também reforça que o projeto Ateliê das Emoções tem como um de seus objetivos principais oportunizar espaços grupais para dialogar sobre os mais diversos temas através de dispositivos culturais, como artesanato, filmes e literatura, por exemplo.

 

 

Galeria

Atividade discutiu a presença da mitologia nas interações cotidianas

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM