EXTENSÃO

Projeto da FURG-SLS resgata memória da pesca artesanal lourenciana em palestra escolar

Ação foi desenvolvida na EMEF Armando das Neves, com estudantes de 5º e 6º ano

Foto: Divulgação

Na última terça-feira, 18, turmas de 5º e 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Armando das Neves receberam a visita do estudante do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), Clodoaldo de Freitas Vargas.

Notícias Relacionadas
Na ocasião, o acadêmico ministrou a palestra “Memória da pesca artesanal de São Lourenço do Sul”, apresentando às turmas artefatos que contam a história da pesca artesanal na Lagoa dos Patos, especificamente na região da foz do arroio São Lourenço. Compuseram a exposição objetos que vão do período pré-colonial até o início do século 20.

Alunos e alunas tiveram a oportunidade de manusear artigos como redes de pesca, agulhas de tralha e bóias. Maquetes de embarcações típicas já existentes na escola também foram utilizadas pelo acadêmico no momento da exposição.

A ação integra o projeto “Bolanta Cultural: Etnografando o mundo rural”, vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) e coordenado pelo professor Marlon Borges Pestana.

O objetivo da visita foi estabelecer, a partir da extensão universitária, a interlocução e a conexão com a memória pesqueira da comunidade lourenciana, em uma instituição de ensino localizada em um dos bairros mais tradicionais para a pesca de São Lourenço do Sul, o Navegantes.

A atividade desenvolvida junto à escola também compõe a avaliação parcial da disciplina de Práticas Educativas Escolares e Comunitárias (PEECs) deste semestre, e sua realização será abordada no Seminário Integrador da LEdoC desta sexta-feira, 21.

 

 

Galeria

Ação foi desenvolvida na EMEF Armando das Neves, com estudantes de 5º e 6º ano

Foto: Divulgação