2º SERDAF

Submissões para o 2º Seminário Regional sobre Desenvolvimento e Agricultura Familiar são prorrogadas

Trabalhos podem ser enviados até o dia 13 de setembro; evento acontece de 4 a 6 de outubro em São Lourenço do Sul

O prazo de submissão de trabalhos para o 2º Seminário Regional sobre Desenvolvimento e Agricultura Familiar (SERDAF), promovido pelo campus São Lourenço do Sul, foi prorrogado até o dia 13 de setembro, pelo Sistema de Inscrições da FURG (SINSC).

Notícias Relacionadas
Até lá, acadêmicos e pesquisadores de todos os campi da universidade e também de outras instituições de ensino poderão enviar seus resumos e/ou relatos de experiências para serem apresentados no evento que acontece de 4 a 6 de outubro, na Associação Atlética Banco do Brasil de São Lourenço do Sul.

Os modelos para os trabalhos, assim como as regras de submissão, estão disponíveis no SINSC. As inscrições para quem deseja participar do seminário apenas como ouvinte seguirão abertas até 4 de outubro no mesmo site.

O 2º SERDAF contará com painéis de discussão, espaço para apresentação de trabalhos acadêmicos e integração com escolas da rede pública municipal. Estão previstas abordagens sobre questões que perpassam as políticas públicas, o cooperativismo, a agroecologia, a agricultura quilombola, a educação, a pesca e o turismo, em suas diferentes particularidades.

A programação do evento foi pensada com o objetivo de promover reflexões e debates sobre a agricultura familiar e o seu lugar no desenvolvimento rural, a partir da perspectiva de distintos atores. Confira:


4 de outubro

Manhã
9h30 - 12h: Credenciamento

Tarde
13h30 - 14h: Mística de abertura

14h - 15h
Abertura: Milton Luiz Bernardes Ferreira (superintendente estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário), Iasmin Roloff Rutz (vereadora de Canguçu e representante da agricultura familiar), Roni Carlos Bonow (representante do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA), Luis Weber (representante do Sindicato dos Trabalhadores Na Agricultura Familiar - Sintraf-Sul e Câmara de Vereadores de São Lourenço do Sul), Luis Fernando Wolff (representante da Embrapa Clima Temperado), representante da direção do Campus da FURG São Lourenço do Sul e Daniel Porciúncula Prado (Pró-reitor de Extensão da FURG).

15h - 16h30
Mesa 1: Desenvolvimento e políticas públicas: momento atual e futuro
Mediação de Germano Ehlert Pollnow (FURG - Campus de São Lourenço do Sul), com Flávio Sacco dos Anjos (Universidade Federal de Pelotas - UFPel), Fabiano Oswald (coordenador Geral de Apoio à Agroindústria e Estruturação da Produção Familiar - Ministério de Desenvolvimento Agrário), Cleonice Back (agricultora familiar, representante da direção estadual da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul - Fetraf, suplente do Senador Paulo Paim).

17h - 18h30
Mesa 2: Agricultura Familiar, Agroecologia e Agriculturas de base ecológica
Mediação de Éder Fonseca (agroecólogo e assessor parlamentar), com José Cleber Dias de Souza (superintendente estadual do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Potira Preiss (Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS), Fernando Aristimunho (representante do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa), Feira Akotirene (Agricultura Quilombola da região) e ArpaSul (Agricultura agroecológica da região).

Noite
19h - 22h
Mesa 3 (trabalhos científicos): Comunicações orais e pôsteres.

5 de outubro

Manhã
9h - 12h
Painel: Rede Pública Municipal: boas práticas das escolas como espaço de desenvolvimento coletivo.

Tarde
13h30 - 15h30
Mesa 1: Cooperativismo em diferentes contextos
Mediação de Ellemar Wojahn (COOPAR/Pomerano), com Roberta Coimbra (Direção Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST), Cassiane da Costa (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Campus Avançado de Santana do Livramento), Anderson Rotuno (Emater/RS - Unidade de Cooperativismo de Pelotas), Zé Nunes (Deputado Estadual/RS).

16h - 17h30
Mesa 2: Multifuncionalidade e Turismo Rural
Mediação de Darwin Aranda Chuquillanque (Agroecólogo, Doutorando PGDR/UFRGS), com Família Aquino Ferreira (Agricultores familiares agroecologistas de Canguçu), Guinter Beskow (Centro de Educação Ambiental da Mata Atlântica - Ceama/SLS) e Rodrigo Seefeldt (tecnólogo em Desenvolvimento Rural, representante da Associação Caminho Pomerano).

Noite
18h30 - 21h30
Mesa 3 (trabalhos científicos): Comunicações orais e pôsteres.

6 de outubro

Manhã
9h - 12h
Painel: Rede Pública Municipal: boas práticas das escolas como espaço de desenvolvimento coletivo.

Tarde
13h30 - 15h
Mesa 1: Educação: contextos e perspectivas
Mediação de Juliana Soares (CAPA), com Jane Felipe de Souza (Programa de Pós-Graduação em Educação UFRGS), Reginete Bispo (deputada federal) e Escola Família Agrícola da Região Sul - Efasul.

15h30 - 17h
Mesa 2: Alimentação e segurança alimentar
Mediação de Roni Carlos Bonow (CAPA), com Valdo Cavallet (Universidade Federal do Paraná - UFPR Campus Litoral), Elvino Bohn Gass (deputado federal e vice-líder do Governo na Câmara), Juliano de Sá (Presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul - Consea-RS) e Wanda Griep Hirai (Universidade Federal de Alagoas - UFAL).

Encerramento do evento: 17h- 18h