RECREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL

Cursos de Hotelaria e Tecnologia em Eventos são conceito máximo no MEC

Excelentes notas consolidam o projeto de multicampia da FURG

Desde o início do ano, a FURG esteve envolvida no recredenciamento institucional realizado pelo Ministério da Educação (MEC). O processo, que consiste na análise criteriosa de documentos e visitas às instalações da universidade, é uma das avaliações mais importantes para o funcionamento regular das instituições de ensino superior brasileiras. Os cursos de Hotelaria e Tecnologia em Eventos do Campus Santa Vitória do Palmar passaram por essa qualificação recentemente e obtiveram nota máxima (conceito cinco). O mesmo resultado de excelência foi alcançado pela universidade como um todo, conforme relatório do INEP divulgado ontem, 02 de maio.

Notícias Relacionadas
À frente no processo interno de recredenciamento, o diretor de Avaliação Institucional da FURG, Luiz Eduardo Nery, constata o avanço na consolidação da multicampia da universidade com os conceitos obtidos em Santa Vitória do Palmar. “Com enorme satisfação, recebemos o resultado das avaliações do MEC dos cursos de Hotelaria e Tecnologia em Eventos. O conceito máximo obtido junto ao MEC representa a excelência desses cursos em todas as dimensões avaliadas: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. A decisão da FURG em expandir, sem perder sua identidade, é fortalecida com as notas obtidas no Campus Santa Vitória do Palmar, com oferta de cursos de excelência, possibilitando acesso à educação superior de reconhecida qualidade a uma comunidade localizada no sul do Rio Grande do Sul”.

O resultado dessas avaliações foi celebrado pela comunidade acadêmica local. Segundo a coordenadora de Hotelaria, Clediane Santos, a nota máxima obtida no curso traduz o esforço e comprometimento coletivos empreendidos nos últimos anos em favor de uma educação qualificada e transformadora. “Essa nota motiva estudantes e professores para continuarem acreditando que se pode ir além. Fomos o primeiro curso com conceito cinco no Campus Santa Vitória do Palmar, fato que ficará registrado em nossas memórias”.

Para a coordenadora de Tecnologia em Eventos, Ali Machado, a nota cinco do curso reflete não apenas o empenho e a superação dos desafios no exercício do trabalho, como também simboliza um processo de reflexividade que busca o aprimoramento constante de todas as práticas que constituem um curso de ensino superior. “O nosso comprometimento enquanto FURG, na consolidação de uma universidade multicampi, implica na continuidade dessa reflexão e no trabalho coletivo para manter e concretizar as práticas de ensino, pesquisa e extensão, agora, sob a láurea de um conceito que representa excelência das práticas universitárias”.

Ainda de acordo com a docente, esse reconhecimento institucional representa o compromisso da universidade com a formação acadêmica dos alunos e o desenvolvimento de seu entorno. “Eu sustento que estes são alguns dos propósitos centrais do nosso trabalho: garantir àqueles que buscam pela formação superior o acesso e condições para a realização de um projeto de vida que, se por um lado, é pessoal, implicando na construção e aquisição de saberes teórico-metodológicos e competências técnicas, por outro, é social, coletivo e colaborativo, impactando na construção de vias para a consolidação de um projeto mais democrático de sociedade”.

Nas avaliações de reconhecimento de curso anteriores, ocorridas em 2018, as graduações de Hotelaria e Tecnologia em Eventos obtiveram, respectivamente, os conceitos quatro e três junto ao MEC. As atuais notas máximas alcançadas são válidas para os próximos três anos.