PROINFRA

Coordenação de Fiscalização de Contratos Terceirizados apresenta resultados à Gestão de Riscos

Após 8 meses de análises, trabalho foi divulgado no gabinete da Reitoria

Photograph: Fernando Halal/Secom

A Coordenação de Fiscalização de Contratos Terceirizados, vinculada à Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), foi a mais recente unidade da FURG a apresentar resultados à Política de Gestão de Riscos (PGR) da universidade. O trabalho foi divulgado no gabinete da Reitoria na quarta-feira, 16.

Para o reitor Danilo Giroldo, presente na reunião, o trabalho do Comitê Operativo/Nuex "fornece à FURG insights importantes para as questões organizacionais da universidade. Analisar os processos mapeados e identificados garante uma base melhor para fazer as mudanças necessárias em cada setor".

Antes da exposição dos planos de ação elaborados pela PGR, o coordenador Marcos Moreira realizou a apresentação dos fatores de risco da unidade. Inicialmente, foi demonstrada a evolução histórica do setor: a fiscalização era feita por descentralização das unidades demandantes, que com a criação da Unidade de Fiscalização Administrativa em 2011, passou a centralizar as demandas administrativas dos contratos com dedicação exclusiva de mão de obra. A universidade conta atualmente com 477 colaboradores terceirizados.

Um conjunto de riscos foi identificado após quase 8 meses de reuniões semanais e a conclusão da análise dos setores de Planejamento da Contratação, Fiscalização Administrativa e Fiscalização Técnica. Entre as atribuições da Fiscalização Administrativa, considerada a atividade principal do setor, estão documentações trabalhistas e de regularidade fiscal, o recebimento de notas fiscais, a gestão de diárias e horas extras e autorizações de faturamento.

A reunião também contou com a participação de representantes e bolsistas do Nuex, estagiários da Coordenação e docentes da Escola de Engenharia.

Maturidade institucional
A PGR atua para atender os objetivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Com sua metodologia, o processo tem se estabelecido de forma gradual ao priorizar o levantamento e a gestão de riscos inerentes aos processos mais críticos, e respeitar a maturidade institucional sobre o tema.

Os primeiros resultados na FURG foram registrados na Diretoria de Administração de Materiais (DAM), vinculada à Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad), na Diretoria de Obras (DOB) da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) e nas Unidades de Aquisição Direta e Formalização de Contratos, ligadas à Coordenação de Compras da universidade.

Mais detalhes sobre a implantação da GR na FURG podem ser conferidos na página oficial.

 

 

 

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Fernando Halal/Secom