EVENTO

FURG promove painel sobre inovação e empreendedorismo no 3º Festival de Inverno Lourenciano

Bate-papo foi ministrado por representantes do Oceantec e da Innovatio

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM

Na tarde de terça-feira, 8, a FURG promoveu o painel “Ambientes de inovação da região sul” durante o 3º Festival de Inverno Lourenciano, ministrado pelo diretor do Oceantec - Parque Científico e Tecnológico da universidade, Artur Gibbon, que também é coordenador do Inova RS, programa estadual que orienta e embasa as ações da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; e pelo professor Aléssio Almada, coordenador da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da FURG (Innovatio).

Notícias Relacionadas
A abertura da atividade foi realizada pelo vice-prefeito de São Lourenço do Sul, Cléo Uarthe, e pelo o presidente da Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACI/CDL) no município, Mahmoud Amer. Ambos destacaram o papel fundamental exercido pela universidade no fomento do conhecimento, e a importância de iniciativas desenvolvidas pela FURG que fortalecem o empreendedorismo e a inovação na região sul.

O painel foi iniciado por Gibbon, que elencou aspectos indispensáveis para a promoção da cultura da inovação em um território, dando destaque à articulação constante entre sociedade civil, empresas, governo e universidade, movimento denominado quádrupla hélice; e aos pilares que sustentam um ecossistema inovador, sendo estes talento, densidade, cultura, capital e ambiente regulatório. Por fim, apresentou ações direcionadas à temática desenvolvidas pelo InovaRS e pela FURG, considerada a universidade mais empreendedora do Rio Grande do Sul em ranking organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior).

“A gente precisa saber quem somos e para onde queremos ir, para poder criar estratégias de como chegar lá. Precisamos de lideranças, de gente disposta a fazer esse caminho e a também levar as pessoas por esse caminho. Precisamos trabalhar a cultura, desenvolver muita colaboração e aceitar o risco. A gente precisa pensar em um ecossistema como um todo. Afinal, conexão, confiança e colaboração geram inovação”, ressaltou Gibbon.

Na sequência, Almada explicou o funcionamento da Innovatio e de que maneira a FURG está aberta para auxiliar as comunidades interna e externa a criarem e fortalecerem negócios inovadores. “A universidade não trabalha somente para os seus alunos, para os seus professores e para os seus técnicos, ela trabalha para a comunidade. E tudo isso que a gente abordou é justamente para mostrar como é que podemos nos unir e fazer a inovação acontecer”, afirmou.

O painel foi finalizado com a apresentação de três empresas incubadas pela Innovatio, consideradas exemplos de sucesso: Composta São Lou, que desenvolve produtos e serviços direcionados à compostagem de resíduos orgânicos; Freecash, um programa de fidelidade inteligente com moeda própria, e Terra Mares Ambiental, startup de biotecnologia que conecta empresas às tecnologias de microalgas.

 

3º Festival de Inverno Lourenciano

O evento, que teve início na última sexta-feira, 4, na Praça Central Dedê Serpa, tem o objetivo de promover atividades socioeconômicas, culturais e turísticas locais. A programação se estende até domingo, 13.

 

 

Galeria

Bate-papo foi ministrado por representantes do Oceantec e da Innovatio