ECONOMIA SOLIDÁRIA

Ineesol estabelece parcerias para organizar quatro feiras de agricultura familiar no RS

Eventos ocorrem de janeiro a março; entre eles está a 34ª Festa Nacional da Uva e Feira Agroindustrial em Caxias do Sul

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM

Com o intuito de promover fortalecimento da agricultura familiar por meio do cooperativismo, da economia solidária e da Agroecologia, a Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol) da FURG firmou parcerias para a promoção de quatro feiras no Rio Grande do Sul no primeiro trimestre de 2024.

Notícias Relacionadas
Em articulação com a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), a equipe organizará a 16ª Feira da Uva e da Agricultura Familiar, de 19 a 21 de janeiro, em Sarandi; e a 1ª Feira da Agricultura da Familiar de Capão da Canoa, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro.

Na sequência, a partir de diálogo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), será realizada a Feira Estadual do MST-RS em Pontão, de 6 a 8 de fevereiro. O calendário termina com a 34ª Festa Nacional da Uva e Feira Agroindustrial de 15 de fevereiro a 3 de março em Caxias do Sul, à convite do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Integrante da Ineesol, a professora Márcia Umpierre explica que a equipe prestará apoio técnico para a estrutura física dos eventos e ofertará materiais formativos, assim como já tem realizado em outras ocasiões, como no 25º Pavilhão da Agricultura Familiar da 46ª Expointer, que bateu recordes de vendas. “Teremos um estande em cada uma das feiras para distribuição de materiais e realização de atividades formativas, como a gente sempre faz”, conta.

Ela também comenta que a Ineesol tem o intuito de replicar nas quatro feiras o questionário aplicado aos expositores do 25º Pavilhão da Agricultura Familiar da 46ª Expointer. Com o mapeamento, busca-se traçar perfil socioeconômico dos agricultores e agricultoras familiares que participam dos eventos.